Desenhos Azuis, 16ºUrbano - julho 2013

Série Azul - Lápis de cor e tinta acrílica sobre papelão paraná, 49x39cm - 2013
No fim do mês de Maio de 2013 aconteceu a abertura do 16ºUrbano na Fundação das Artes de São Caetano. Levei três trabalhos para lá utilizando a mesma linguagem e técnica, que jã havia experimentado em cadernos de estudo, mas nunca havia realizado em formatos maiores ou em série.

Na imagem que montei abaixo, podemos ver três estágios do processo. Antes de começar os desenhos criei uma base  com gesso acrílico e tinta acrílica fosca branca no papelão paraná, para que o desenho fosse o foco com os contrastes entre o azul e o branco em evidencia.  No primeiro desenhei com o lápis azul um esboço bem leve da composição, neste caso tentando ser o mais fiel possível a ideia original que eu havia criado num caderno de 2010.  

Depois de marcar todos os detalhes com um forte contraste e saturação da cor azul, é a hora da velatura aguada com acrílica branca. Este momento é o que mais me interesso, pelo risco de perder muito dos detalhes submersos na camada translúcida. Caso a tinta acrílica não esteja devidamente diluída na aguá, ela  comporta-se de forma irregular e orgânica conferindo uma textura muito interessante, que procuro relacionar com as formas do meu desenho. O lápis azul acaba soltando pequenas porcões e diluindo na agua, deixando os tons um pouco rebaixados para o azul. As vezes, em alguns experimentos que realizei anteriormente, o aspecto é tão intrigante que prefiro perder grandes partes do desenho para a camada de agua entintada. Neste caso especificamente não quis estender o processo com infindáveis coberturas, e sim conferir uma atmosfera distante ao desenho. Envolvendo numa aura onírica, que é particular da minha busca artística.

Depois que a camada aguada seca completamente é hora de finalizar o processo, evidenciando algumas partes com o lápis azul novamente. Em seguida quase com o pincel seco, sujo ainda com a tinta branca aguada, crio alguns desfoques e distanciando mais algumas áreas ao redor da imagem. Um breve retoque com um pincel mais fino em áreas que foram cobertas ou perderam a definição para finalizar.

Três etapas do processo usado nos trabalhos

Trabalhos montados sob prancha acrílica para a exposição

Banner do 16º Urbano na entrada
 Obrigado por acompanhar!